Estudantes que estão se inscrevendo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão relatando problemas na emissão dos boletos, que permitem com que seja paga a taxa de inscrição para a prova deste ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o sistema realmente está passando por uma lentidão.

Estudantes registram demora na emissão do boleto do Enem 2020

As reclamações foram registradas desde os primeiros dias do processo de inscrição. A demora, de acordo com o Inep, aconteceu devido à grande quantidade de acessos “com muitos pedidos de inscrição simultâneos nos primeiros dias de abertura do sistema”. Ainda de acordo com o comunicado do instituto, todos os boletos que estavam faltando foram gerados ao longo da última sexta-feira.

Apesar de não haver mais demora na emissão dos boletos, estudantes relatam outros problemas no processo de inscrição, como ausência de campo para enviar a foto, erro ao informar a data de nascimento e pedidos de isenção negados incorretamente. O Inep não se pronunciou sobre esses possíveis problemas.

Número de inscritos

Estudantes registram demora na emissão do boleto do Enem 2020

O Inep também divulgou nesta sexta-feira os dados referentes aos números preliminares de inscritos. De acordo com a instituição, já são mais de 3 milhões de inscritos. Segundo o Inep, 2.955.820 optaram pelas provas impressas e 99.610 pelas provas digitais. O Enem Digital será aplicado para até 101.100 estudantes.

Inscrições

As inscrições seguem sendo feitas até o dia 22 de maio, através da Página do Participante. https://enem.inep.gov.br/participante/#!/ Todos aqueles estudantes que não se enquadram na política de isenção na taxa de inscrição devem realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 85. O prazo final para o pagamento das inscrições é dia 28 de maio.