O governo do estado do Piauí quer diminuir a quantidade de estudantes que acabam abandonando os estudos. Para isso será implementado um programa nas 44 cidades piauienses que apresentam o pior índice de Desenvolvimento Humano que vai conceder uma bolsa de R$ 1,5 mil para os jovens que permanecerem no Ensino Médio, através da Poupança Jovem.

Estudantes que não abandonarem a escola no Piauí poderão ganhar bolsa

Este projeto faz parte de um grande programa promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura que visa reduzir a taxa de analfabetismo e a ampliação da rede de atendimento aos estudantes através da implementação de mais escolas de tempo integral.

Como funciona a Poupança Jovem

O programa de Poupança Jovem visa atender 59 escolas de Ensino Médio. O programa vai chegar alcançar mais de 19 mil alunos. A bolsa será dividida em três parcelas. O estudante que terminar o primeiro ano do ensino médio vai ganhar um pagamento de R$ 400,00. No segundo ano o aluno ganha uma parcela de R$ 500,00 e mais R$ 500,00 será depositado quando o aluno terminar o terceiro ano do Ensino Médio.

Estudantes que não abandonarem a escola no Piauí poderão ganhar bolsa 2

Para o depósito deste dinheiro será criada uma espécie de conta em nome do jovem. Mas não será permitida a retirada dos recursos de uma vez. De acordo com o regulamento, o estudante poderá sacar, no máximo, 40% do valor correspondente a cada um dos dois primeiros depósitos.

Já a última parcela, quando o estudante se forma no Ensino Médio, poderá ser retirada integralmente, juntamente com o que não foi retirado ao longo dos últimos dois anos. O dinheiro, enquanto estiver parado, vai gerar rendimentos de poupança.