Os estudantes estão tendo problemas para conseguir garantir o financiamento do governo para custear as mensalidades das universidades pagas. Desde o final do ano passado, quando foram anunciadas as novas regras, alunos de todo o Brasil relatam dificuldades de acesso ao sistema e contratos negados.

nacional

Esta semana estudantes das Faculdades Metropolitanas Unidas, de São Paulo, tiveram que passar a noite inteira em uma fila para tentar regularizar a sua situação e encaminhar o contrato de financiamento. Os estudantes relataram que não conseguiam acessar o site para fazer sua inscrição, e quando finalmente conseguiram acesso o prazo já estava se esgotando para a entrega dos documentos na instituição.

Alguns dos alunos da FMU que foram encontrados na fila de espera já estavam com uma matrícula atrasada, já que de acordo com o sistema de financiamento. o estudante deve se matricular primeiro e depois solicitar o Fies. Caso o contrato não seja aprovado o aluno já fica devendo para a instituição.

Em algumas instituições, como é o caso da FMU, a administração teve que organizar um sistema de senhas para o atendimento de todos. Muitos alunos não conseguiram entregar os documentos com antecedência justamente por causa dos problemas de acesso e atraso no cronograma de uma forma geral.

Protesto

Estudantes enfrentam problemas e filas para conseguir Fies 2

Os estudantes que estão encontrando dificuldades para conseguir o financiamento estudantil acabaram promovendo um protesto na região central de São Paulo, bloqueando os dois sentidos da Avenida Liberdade. Todos estudantes também eram matriculados na FMU, e foram atendidos pela reitoria na tentativa de resolver os problemas.

Além do problema isolado da FMU, estudantes do Brasil inteiro está reclamando que desde a abertura das inscrições o sistema apresenta uma série de erros e travamentos, o que impede a conclusão do pedido do financiamento.