Mesmo já tendo passado o período de inscrições para o pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio 2018, o Ministério da Educação confirmou que estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ainda podem pedir o benefício. O pedido pode ser feito no momento da inscrição.

Estudantes do 3ª ano da rede pública ainda podem pedir isenção no Enem 2018

As inscrições para o Enem devem ser feitas diretamente pelo site.

O MEC afirmou que vários estudantes concluintes do ensino médio da rede pública perderam o prazo de solicitação da isenção (de 2 a 15 de abril) e, por ser uma novidade desta edição, o órgão optou por dar uma nova chance de que o participante nesta categoria não pague a taxa de R$ 82.

Aqueles estudantes que se enquadram na situação descrita podem se inscrever normalmente, mediante informação do seu CPF e criação de senha de acesso e informar seus dados escolares. Ao informar que está no terceiro ano do ensino médio em instituição privada, a isenção é concedida e não há geração de boleto ao final do procedimento.

Estudantes do 3ª ano da rede pública ainda podem pedir isenção no Enem 2018

Anualmente, os isentos no Enem representam mais de 70% dos participantes do exame. Em 2017, mais de 4,7 milhões de pessoas não pagaram a taxa de inscrição, número quase 30% inferior aos 3,3 milhões que tiveram a isenção confirmada até agora.

O período oficial para pedido de isenções foi de 2 a 15 de abril, sendo que podiam solicita ro benefício os estudantes de baixa renda (Lei Federal e CadÚnico) e participantes que concluíram o ensino médio pelo Encceja 2017. Para eles, não haverá chance de obter a gratuidade em período excepcional.