Estudantes do curso de física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro criaram um planetário. A grande diferença do seu projeto em relação aos demais existentes é o fato da estrutura ser inflável e itinerante.

Estudantes de física criam um planetário inflável e itinerante 2

A construção criada pelos estudantes conta com uma cúpula inflável que pode chegar aos 5 metros de diâmetro e que pesa em torno de 34 kg. Mas quando ele está vazio, toda a estrutura pode ser guardada dentro de uma mala, o que facilita muito na hora de realizar o transporte.

O curso total do projeto desenvolvido foi de R$ 50 mil, e para levantar o recurso os estudantes criaram uma conta vaquinha eletrônica na internet, permitindo com que outras pessoas também dessem a sua contribuição em um financiamento coletivo. O projeto acabou ganhando a adesão de 800 pessoas.

Conhecendo os mistérios do universo

Estudantes de física criam um planetário inflável e itinerante

Dentro desta estrutura os estudantes podem acompanhar histórias sobre o universo e as galáxias. Os estudantes de física se utilizam de todo o seu aparato tecnológico para contar uma grande história para os alunos, mostrando de perto as galáxias, os planetas e as estrelas.

O projeto, apesar de ter sido inaugurado oficialmente esta semana, já circula por algumas escolas do Rio de Janeiro desde o mês de agosto, como um teste. Apenas neste período o planetário itinerante já passou por 24 escolas diferentes. De acordo com os estudantes de física que acompanham o projeto e que apresentam o universo para as criança, uma das coisas mais legais é escutar a grande quantidade daqueles alunos que dizem querer estudar astronomia.