De acordo com os dados revelados em um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), publicados nesta semana, apenas 2,1% dos estudantes carentes brasileiros conseguem atingir o nível aceitável em relação aos conhecimentos em Ciências, Matemática e Leitura.

Estudantes carentes brasileiros não aprende o nível aceitável em ciências

Dentre os países que fazem parte da OCDE, a média dentre os estudantes favorecidos que conseguem atingir bons conhecimentos nas três áreas apontadas fica em 25%. Vale lembrar que a grande maioria dos países que fazem parte da OCDE são ricos, possuindo uma economia mais avançada que a brasileira.

A estudo feito revela que existem seis níveis de aprendizado, que podem ser alcançados de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no estudo. O nível aceitável seria o terceiro, o que representa a metade do desempenho total. O estudo leva em consideração o desempenho que os alunos conseguem no teste Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

Estudantes carentes brasileiros não aprende o nível aceitável em ciências

A OCDE considera que o desempenho abaixo do nível 2 – de conhecimentos rudimentares e com poucas análises e interpretações – representa dificuldades escolares e também, no futuro, problemas no mercado de trabalho e de evolução social.

Com este resultado, o Brasil acaba obtendo um dos piores resultados entre as 70 nações que foram avaliadas. O Brasil fica atrás de países como Colômbia, Costa Rica, Romênia e Trindade e Tobago. O Brasil consegue ficar na frente apenas de países como Peru, Argélia, Indonésia, Jordânia, Kosovo, Líbano, Tunísia e Macedônia.