Alguns estudantes goianos que possuem idade entre 9 a 15 anos vão para a Agência Espacial Norte Americana a NASA no mês de julho. O motivo é muito especial, eles recentemente conquistaram  primeiro lugar de etapa nacional de um torneio de robótica e como premiação foram convidados para participar da competição internacional que aconteceu nos Estados Unidos.

Estes alunos vieram do colégio Sesi Canaã em Goiânia, e fazem parte da equipe de robótica da escola, a renomada a Roboots, e desenvolveram um aplicativo gratuito intitulado Sentinelas, uma interessante ferramenta utilizada para conscientizar a Febre Amarela.

No funcionamento do aplicativo, temos a forma que é feito o contágio da Febre Amarela e desta forma desmistificar a figura dos macacos como os devidos transmissores diretos da doença. Diversos macacos são mortos por pessoas que acreditam que eles podem ser os reais transmissores da Febre Amarela, o que não é verdade e acaba sendo injusto aos animais.

Conheça o projeto Ciência na Escola

Os alunos aprovados no processo, são um grande exemplo de que o gosto por projetos científicos e robótica poderão começar desde cedo. Além do aplicativo Sentinelas, os adolescentes também, estiveram em outras iniciativas científicas.

Este novo desafio dos adolescentes vem cada vez mais trazendo melhoria no desempenho de cada um dos estudos de demais disciplinas. Através de projetos diversos, é possível perceber como a ciência está presente em nosso dia a dia.

Os colegas de equipe já pensam em possibilidades profissionais, Magno por exemplo pretende realizar um curso de Engenharia Elétrica, e Maria Eduarda tem interesse em seguir na área de Engenharia Ambiental, estimulados pelo envolvimento a iniciação científica.

O aplicativo acabou sendo orientado pelo professor José Nazaré e desenvolvido por estudantes da equipe de robótica do colégio. Este desenvolvimento conforme o professor levou seis meses e uma dedicação de cinco horas diárias para criar o projeto.