Um estudante indiano de apenas 16 anos de idade inventou um dispositivo que permite com que as pessoas se comuniquem utilizando apenas a sua respiração. O dispositivo funciona utilizando o mesmo princípio do código Morse, no qual as pessoas transformam cada letra em um código diferente.

Estudante indiano cria aparelho que permite falar durante respiração

O estudante Arsh Shah Dilbagi conseguiu criar um dispositivo que pode ser muito útil na vida das pessoas que não conseguem utilizar a sua fala normal para se comunicar com outras pessoas. Além disso, também pode ser uma excelente solução para as pessoas que acabam tendo outros problemas de movimento, especialmente nos braços e nas mãos, e que também acaba impedindo a utilização dos gestos de sinais.

Projeto

O jovem indiano contou durante uma recente entrevista que a grande inspiração para a criação deste dispositivo acabou sendo o físico inglês Stephen Hawking, especialmente por sua batalha com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Ele disse também que um dia foi a um hospital no setor que se recuperavam as pessoas que perdiam movimentos depois de problemas como derrames e acabou ficando muito triste com o desespero dos pacientes.

Estudante indiano cria aparelho que permite falar durante respiração 2

Basicamente o protótipo criado pelo estudante consegue estabelecer um processo de comunicação utilizando os pulsos de ar que as pessoas emitem no processo de respiração. Um sensor consegue colocar embaixo do nariz ou da boca da pessoa para conseguir interpretar este movimento de respiração. Através das intensidades e das quantidades dos sopros ele consegue formar letras e até mesmo palavras.

O projeto acabou recebendo um importante reconhecimento do Google, através de uma feira de ciências promovida pela gigante da tecnologia, com o indiano recebendo US$ 10 mil em bolsas de estudos.