Os estudantes que se inscreveram para concorrer a uma das bolsas de estudo em universidades privadas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos, o PROUNI, já podem conferir os resultados finais. Esta seleção foi feita com o objetivo de preencher as vagas abertas no primeiro semestre deste ano de 2017.

Todos os estudantes que encontrarem os seus nomes na lista de classificados publicada nesta segunda-feira pelo MEC deverão comparecer na instituição onde a bolsa foi conseguida, sendo que o prazo máximo para isso é dia 13 de fevereiro. Os estudantes deverão ficar atento ao calendário próprio que costuma ser criado por cada instituição.

O resultado deve ser obtido através do próprio site do PROUNI. Os candidatos deverão obter a lista de todos os documentos que devem ser apresentados diretamente no site, através do manual do candidato.

Os candidatos devem ficar atentos, pois a lista de documentos que precisa ser apresentada é extensa e envolve não apenas os alunos que conseguiram a vaga, mas também todos os membros da família. Dentre os documentos que precisam ser levados estão comprovantes de residência; rendimentos; separação, divórcio ou óbito dos pais; pagamento de pensão alimentícia, ensino médio; professor de educação básica e/ou deficiência.

O MEC afirma que determinadas instituições de ensino podem submeter os estudantes a um processo seletivo interno e próprio. Neste caso, as universidades precisam explicar formalmente até esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, a natureza e também os critérios que são levados em consideração para este processo.

Vagas

ProUni 2016

Os candidatos foram selecionados para um total de 214.110 bolsas, sendo que 103.719 vagas são bolsas integrais, enquanto o restante são bolsas parciais de estudos. Uma segunda chamada está prevista para o dia 20 de fevereiro.