A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) iniciou na última segunda-feira, dia 29 de setembro, o processo de inscrição para os interessados em participar do XV Exame de Ordem Unificado. Aqueles que desejam tirar a carteirinha da OAB, e desta forma estar autorizado para começar a advogar, deverão realizar as inscrições no site da OAB. O prazo termina dia 13 de outubro.

Estão abertas as inscrições para o XV Exame de Ordem 2

Os candidatos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00. Durante o período de inscrições os candidatos que comprovarem ser de baixa renda poderão solicitar a isenção das inscrições, conforme as regras do edital.

Provas

As provas estão marcadas para acontecer no dia 16 de novembro, sendo que o início está marcado para às 13 horas e o prazo final é as 18 horas. Os candidatos terão que responder as 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito. Outros assuntos também acabam sendo abordados na provais, tais como Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, Filosofia do direito, Estatuto da Advocacia e da OAB.

Estão abertas as inscrições para o XV Exame de Ordem

Além disso os candidatos ainda terão que passar para uma segunda fase de provas, que está marcada para o dia 11 de janeiro. Nesta prova os candidatos terão que responder quatro questões discursivas e uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição.

Obrigatoriedade

Lembrando que qualquer pessoa que deseje trabalhar como advogado no Brasil precisa, além do curso superior de Direito, ser aprovado na prova da OAB. Os estudantes que ainda estão no final do curso de direito também podem fazer a prova. Os candidatos que foram aprovados na prova de conhecimentos gerais em direito na edição passada podem pedir para realizar apenas a segunda etapa.