O MEC abriu inscrições para o programa de bolsas de estudos Universidade para Todos (Prouni) nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro. Os estudantes interessados em conseguir uma das bolsas que serão distribuídas nas instituições particulares deverão se inscrever no site do Prouni.

Inscrições Prouni 2015 2

É importante que os estudantes fiquem de olho no prazo final para as inscrições, que serão encerradas as 23h59 do dia 29 de janeiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Ministério da Educação, serão ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Ao todo são bolsas de 30.549 cursos em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Os aprovados serão divulgados através do próprio site do Prouni no dia 2 de fevereiro, com a divulgação da primeira chamada, e no dia 19 de fevereiro com a divulgação da segunda chamada.

Como funciona o Prouni

925prouni_2015_2

O Prouni pode ser utilizado por estudantes de baixa rendam que não possuem ganhos suficientes para conseguir pagar as mensalidades das instituições. Através deste programa os estudantes poderão conseguir tanto bolsas integrais quanto bolsas parciais, com o pagamento de metade do valor das matrículas.

Para participar do programa de bolsa de estudos os estudantes devem preencher a determinados critérios, tais como:

– Renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio, para concorrer às bolsas integrais;

– Renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, para concorrer às bolsas parciais;

– Não ter diploma de ensino superior;

– Ter feito a prova do ENEM 2014 e ter conseguido nota mínima de 450 na média geral, sem ter zerado a redação;

– Ter cursado o ensino médio completo na rede pública de ensino, ou ter cursado na rede privada mas como bolsista integral ou ainda ter cursado parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada como bolsista integral;

– Também podem se inscrever no Prouni pessoas com deficiência física e também professores da rede pública de ensino que desejam concorrer as vagas de licenciatura.