O estado de Connecticut, nos Estados Unidos, pode ser o primeiro do país a solicitar a inclusão de ensino sobre mudanças climáticas nas escolas como disciplina obrigatória para as crianças. De acordo com as informações que contam neste texto, a deia seria que os estudantes já tivessem contato com este tipo de assunto desde o ensino primário.

Estado nos EUA quer incluir ensino sobre mudanças climáticas nas escolas

“Muitas escolas tornam o estudo da mudança climática uma matéria eletiva, e não acredito que deva ser uma eletiva”, disse a deputada estadual Christine Palm, do Partido Democrata. “Eu acho que deveria ser obrigatório, e acho que deveria ser cedo, então não há desculpa para as crianças crescerem ignorantes do que está em jogo.”

Apesar de ser uma proposta que pode ser considerada um tanto quanto inusitada quando vista do lado de foram, as condições climáticas já podem ser consideradas como importantes no estado desde o ano de 2015, quando uma diretriz acabou colocando o assunto mudança climática como um eixo da educação no ensino médio.

Estado nos EUA quer incluir ensino sobre mudanças climáticas nas escolas

“Eu acredito que se o estado adotou padrões, você está ensinando esses padrões, você será avaliado por esses padrões”, disse Fran Rabinowitz, diretor executivo da Associação de Superintendentes de Escolas Públicas de Connecticut. “Se você é um distrito em Connecticut, seu currículo já está resolvendo isso.”

Caso o projeto de lei seja realmente aprovado, este será o primeiro estado que vai conseguir tornar o assunto uma questão legal, o que vai obrigar as escolas a ensinar isso dentro das salas de aulas, e não em projetos paralelos, como acontece nos dias de hoje. Existem nos Estados Unidos, em alguns outros estados, propostas que permitam ou exijam que os professores falem no assunto, mas apresentando pontos de vistas diferentes daqueles internacionalmente aceitos pela comunidade cientifica.