O Governo do Distrito Federal confirmou ontem dia 07, que todas as escolas públicas que pertencem a rede de ensino terão que atrasar o início das aulas em duas semanas. A confirmação foi comunicada logo depois que a categoria dos professores anunciou uma possível paralisação em virtude do atraso dos salários.

Escolas públicas vão atrasar duas semanas o início do ano letivo no DF

Originalmente o calendário letivo das escolas públicas do DF deveria começar no dia 9 de fevereiro. Com a alteração o começo das aulas agora está marcado para o dia 23 de fevereiro.

A justificativa oficial para o atraso no começo das aulas é uma série de obras físicas que precisam ser feitas nas escolas antes que os alunos consigam retomar as atividades. O Governo do Distrito Federal anunciou que pretende gastar R$ 10 milhões para a reforma de uma parte da rede, que conta ao todo com 657 escolas.

Protestos de professores

Escolas públicas vão atrasar duas semanas o início do ano letivo no DF 2

Mas além das reformas que devem ser feitas nas escolas, o principal problema que este governo terá que resolver é em relação a situação dos professores. Na última terça-feira, dia 06, houve uma grande manifestação na frente do Palácio do Buriti de integrantes da classe que estavam cobrando salários de dezembro que ainda não teriam sido pagos. Os manifestantes também reclamavam de atrasos no pagamento de 13º salário e férias.

Representantes do sindicato dos professores afirmaram que a classe não retornaria para as aulas no dia 09 de fevereiro enquanto os pagamentos não fossem regularizados. O governo confirmou os atrasos e afirmou que existe um esforço para que os rendimentos comecem a ser pagos a partir desta quinta-feira, dia 08.

De acordo com o secretário de Fazenda do Governo do Distrito Federalk, Leonardo Colombini, existe um rombo de R$ 3,5 bilhões nas contas públicas, herdados da gestão anterior, e isso acabou provocando os atrasos.