A Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, divulgou para o mundo um novo método que está sendo utilizado para ensinas as crianças a escrever. A ideia é colocar os pequenos ao lado de robôs. As crianças assumem o papel de professor para que elas possam ensinar os simpáticos dispositivos eletrônicos como eles podem desenvolver uma comunicação por escrito com os humanos.

Escola na Suíça ensina crianças a escrever com a ajuda de robôs 2

O projeto é apoiado em uma série de pesquisas que mostram que quando uma criança passa a ensinar outra criança ou um computador, ela consegue aprender e fixar melhor o conteúdo trabalhado, o que realmente acaba sendo muito importante para o correto desenvolvimento da escrita nos primeiros anos de vida.

Robôs alunos

O projeto conta com robôs humanoides e também tablets. A partir de um banco de dados eles desenham com amostras de caligrafias, incorporando alguns erros comuns de escrita. Cabe aos pequenos, através do tablet, corrigir os problemas encontrados nas escritas dos robôs.

Escola na Suíça ensina crianças a escrever com a ajuda de robôs

Até agora o projeto ainda é considerado um programa piloto. No primeiro momento foram testadas crianças com idade de 6 a 8 anos dentro das salas de aula. Além disso um outro grupo de testes foi formado apenas com crianças de 6 anos, sendo que elas tinham contato individual com os dispositivos.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela equipe responsável pelas pesquisas e também pelo desenvolvimento do projeto, até o momento todos os resultados são muito promissores.

A ideia é oferecer para o professor mais uma possibilidade de ensino dentro da sala de aula, incentivando a criança a aprender através do contato com a tecnologia. Os programas utilizados nos robôs podem ser adaptados para qualquer tipo de dificuldade, o que pode se tornar um projeto interessante até mesmo para adolescentes e adultos.