Os games estão cada vez mais tomando o seu espaço dentro dos sistemas de ensino. A ideia é utilizar as características dos jogos não apenas para diversão, mas também para promover o educação aliada a outros valores importantes para a sociedade dos dias de hoje, tais como criatividade e cooperação.

Escola de SP utiliza Minecraft para estimular a cooperação e a criatividade

Um projeto realizado dentro do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, colocou alunos diante de computadores para jogar um dos games mais populares dos últimos anos: Minecraft. O responsável pelo jogo dentro da sala de aula é o professor Francisco Tupy, 34.

O principal objetivo desta atividade extracurricular é utilizar o jogo de construção como uma forma de aumentar a capacidade criativa dos estudantes na hora de construir produtos. Além disso o jogo ainda estimula a cooperação, já que uma mesma construção é levada adiante por um time de diferentes alunos / jogadores.

Do virtual para o mundo real

alunos-do-colegio-visconde-de-porto-seguro-no-panamby-usam-o-game-minecraft-para-desenvolver-habilidades-1425785847972_615x300

Um dos principais diferenciais desta atividade extracurricular para os estudantes, que possuem idade de 11 a 14 anos, é o fato deles conseguirem tirar experimentos do mundo virtual para a vida real. Uma das tarefas do projeto é construir jogos de tabuleiro, ou seja analógicos, a partir das regras e das possibilidades do jogo virtual.

Os times precisam pensar em todos os aspectos da criação deste jogo, passando pela história, narrativa do produto e também de toda logística para a criação de protótipos para que eles possam ser testados.