Um grande programa de combate à homofobia foi anunciado pelo governo escocês pra as escolas públicas. Serão 33 medidas adicionadas ao currículo que vão permitir que as pessoas que fazem parte da comunidade LGBT também se sintam incluídas dentro do ambiente escolar.

Escócia terá programa inédito de combate à homofobia nas escolas

Em um comunicado, o governo afirmou que aceitou as recomendações de um grupo de trabalho criado para estudar como melhorar a inclusão no sistema educacional. “O trabalho para implementar as recomendações vai começar imediatamente”, diz a nota. A previsão é que o grupo criado para implementar as medidas termine o trabalho até maio de 2021.

Dentre as medidas, o governo quer aumentar a inclusão LBTI, melhorar a prática e a orientação para professores, oferecer capacitação profissional para os professores atuais e futuros, monitorar e fazer inspeções escolares para verificação e inclusão LGBTI e registrar casos de bullynig LGBTI nas escolas.

Escócia terá programa inédito de combate à homofobia nas escolas

Com isso, de acordo com o vice-primeiro-ministro da Escócia, o paí se tornará o primeiro do mundo com o currículo escolar obrigatório que contemple aulas sobre a igualdade e a inclusão de pessoas LGBTI em todas as escolas.

As aulas que serão dadas sobre o tema deverá ocorrer de forma multidisciplinar e transversal, perpassando por outras disciplinas. Entre os assuntos estão o ensino das terminologias usadas para indicar as identidades LGBTI, da história dos movimentos de ativismo LGBTI e do combate à homofobia, bifobia e transfobia, que são, respectivamente, o ódio, preconceito e discriminação contra homossexuais, bissexuais e transexuais.