Para adultos, a adolescência é vista como a melhor fase de nossas vidas. São anos de diversão, de descobertas e principalmente de irreverência. Poucas pessoas porém acabam se lembrando de toda a dificuldade de ser adolescente, a ânsia de ser adulto, o medo de crescer e perder os benefícios de infância. A sensação de se olhar no espelho e não se reconhecer, além de pensar que não tem nada a ver com os seus antigos amigos.

Porque existem mudanças de humor nos adolescentes?

Saiba que os adolescentes são indivíduos em formação, e que podem inclusive estar em constante transformação. Ninguém sabe onde deverá chegar, nem mesmo ele, e isso é bastante assustador. Para que possa descobrir toda a sua individualidade e personalidade, os jovens precisam experimentar, e saber bem o que não quer para si é um ótimo começo, e descobrir o que quer é o maior objetivo. Experimentar novos comportamentos, relacionamentos, estilos de ser, tudo isto pode fazer a diferença.

São diversas as alterações de humor dos adolescentes, e esta alteração é o resultado do seu dia a dia. Não é necessariamente culpa dos seus hormônios, nem mesmo de noites mal dormidas, muito menos de fome que é provocada por um almoço ruim. A experiência do mundo novo pode ser um tanto traumática.

No dia a dia, os adolescentes vivem em situações de conquistas e frustrações, por este motivo lidar com eles poderá levar a uma oscilação de humor que quando apresentadas em outras faixa etárias são levadas como patológicas.

Uma das grandes belezas do ser humano é a sua diversidade, por isso nenhum ser humano é igual ao outro, e em nenhuma fase da vida e ninguém sabe como será o seu próprio filho. Levando em conta todas as características de sua faixa etária, e ainda sem abrir mão dos seus princípios, os pais poderão dividir com seus filhos os anos de felicidade e principalmente de orgulho, isto ainda na adolescência.