do Enem USP, o novo sistema que chega para substituir o ingresso via Sistema de Seleção Unificada. Podem participar os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio (ou ter a previsão de conclusão para este ano de 2022) e ainda ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.

Enem USP terá 2.917 vagas para o ano de 2023

As inscrições devem ser feitas através deste site.

No momento da inscrição os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 10, mas os candidatos podem solicitar uma isenção a partir deste valor, caso se inclua em uma das seguintes categorias:

• Inscritos no vestibular da Fuvest 2023;
  • Em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras;
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Enem USP terá 2.917 vagas para o ano de 2023

Os candidatos poderão se inscrever em até três cursos de uma das áreas de conhecimento oferecidas pela instituição de ensino: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H).

De acordo com as informações oficiais que constam no edital em relação as vagas que serão oferecidas neste processo seletivo, estarão disponíveis 2,917 oportunidades, sendo 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes de escola pública e 1.085 para estudantes autodeclarados preto, pardos ou indígenas.

A primeira chamada dos aprovados neste processo seletivo está prevista para acontecer no dia 17 de fevereiro de 2023, com as matrículas acontecendo entre os dias 22 e 27 do mesmo mês.