O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou algumas informações relacionadas aos candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que terá suas provas acontecendo apenas no ano de 2021.

Enem terá quase 50 mil candidatos com atendimento especializado

Uma das informações divulgadas está diretamente relacionada com a quantidade de inscritos que solicitaram atendimento especial. O Inep afirma que recebeu mais de 55 mil solicitações de atendimento especializado, aprovando cerca de 87% deste total.

Vale lembrar que o aumento na quantidade de participantes que recebem atendimento especializado decorre devido a unificação das categorias a partir da edição de 2020. Agora, são consideradas como atendimento especializado, que inclui gestantes, lactantes, idosos, tratamento pelo nome social e estudantes em classe hospitalar e/ou com outras condições específicas. Antes, o atendimento era dividido em específico e especializado.

Além disso, o Inep também divulgou a quantidade de inscritos que tiveram aprovados o seu pedido de atendimento pelo nome social. Ao todo, 508 participantes travestis e transsexuais acabaram tendo o seu pedido solicitado. No ano passado, foram apenas 394.

Enem terá quase 50 mil candidatos com atendimento especializado

Confira a lista de adaptações oferecidas pelo Inep para os diferentes casos de atendimento especializado no Enem 2020:

Gestantes e idosos: sala de fácil acesso e apoio para pernas e pés.

Lactantes: tempo adicional de 60 minutos por dia para amamentação e direito de levar um acompanhante para ficar com o bebê durante as provas.

Estudante hospitalizado: poderá fazer as provas no hospital com instalações adequadas para aplicação do exame.

Cegueira: prova em braile, ledor, transcritor e sala de fácil acesso. O deficiente visual também pode ter o auxílio de materiais próprios. São eles: máquina Perkins, punção, reglete, assinador, tábuas de apoio, sorobã e cubaritmo – instrumentos que auxiliam na escrita e em cálculos para pessoas cegas. Também é possível fazer a prova acompanhado de cão-guia.

Surdocegueira: haverá três guias-intérpretes para atendimento ao participante surdocego, prova em braile, transcritor e sala de fácil acesso.

Deficiência auditiva e surdez: tempo adicional de 120 minutos por dia de prova, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial e videoprova em Libras.

Autismo, discalculia, deficit de atenção e dislexia: ledor, transcritor e tempo adicional de 60 minutos por dia de prova.

Deficiência intelectual: ledor, transcritor e sala de fácil acesso.

Deficiência física: transcritor, sala de fácil acesso e mobiliário adaptado (mesa e cadeira sem braços e mesa para cadeira de rodas).

Travesti/transexual: atendimento pelo nome social e possibilidade de escolher o banheiro que deseja utilizar nos dias das provas..