O Ministério da Educação confirmou o esquema de segurança que deverá ser aplicado durante as provas do ENEM deste ano de 2016. A novidade para este ano estará na coleta das impressões digitais de todos os candidatos participantes. O objetivo principal desta medida é conferir se o participante não está se passando por outro candidato.

enem-tera-coleta-de-digitais-e-vai-fiscalizar-comida-que-entrara-com-os-candidatos

“Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa”, explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.

Além disso, os locais das provas serão acessados apenas depois que os estudantes passarem pelos detectores de metais que estarão na entrada de cada uma das salas. Os celulares de todos os candidatos deverão estar dentro dos envelopes lacrados e colocados embaixo da carteirr durante as provas.

enem-tera-coleta-de-digitais-e-vai-fiscalizar-comida-que-entrara-com-os-candidatos-2

Além disso, o Ministério da Educação ressalta que todos os lanches levados para dentro da sala serão vistoriados.

Todo este esquema de segurança  também de coordenação do processo de vistoria dos candidatos durante a prova vai mobilizar um total de 655,5 mil pessoas.