O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira, dia 31 de julho, o número efetivo de candidatos que participarão do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2015. A informação foi divulgada após o encerramento do período de apuração das inscrições que foram efetivamente pagas.

Questoes-historia-Enem

O número total de pessoas que estão habilitadas para participarem do processo de seleção será de 7.746.057. Apesar da grande quantidade de alunos credenciados para participar desta que é considerada uma das provas mais importantes da vida dos alunos, o número também acaba mostrando uma queda significativa com relação a prova do ano passado, que registrou 8.722.356 de pessoas aptas, depois do período do pagamento.

Perfil do candidato

O Inep também já divulgou algumas informações relacionadas ao perfil dos candidatos que vão participar das provas. A maioria dos alunos já terminaram o ensino médio, em segundo lugar estão aqueles alunos que vão concluir o ensino médio neste ano de 2015. A grande maioria dos candidatos também são isentos de pagamento, seguindo os critérios estabelecidos, sendo que este percentual chega aos 74%.

Candidatos começam a prova da segunda fase da Fuvest, no campus UMC-Villa Lobos, zona oeste da capital paulista, neste domingo, dia 6.

A maior quantidade de estudantes que vão participar do ENEM segue concentrados na região Sudeste, com 2,8 milhões. Em segundo lugar está a região nordeste, com 2,4 milhões, seguido pela região sul, com 915 mil participantes.

Em relação aos números absolutos por estado, São Paulo segue na liderança em termos de participação, seguido por Minas Gerais e Bahia.

Datas

O Enem 2015 está marcado para acontecer entre os dias 24 e 25 de outubro. É importante lembrar que os alunos não vão receber mais nas suas casas o cartão de confirmação. Os participantes terão que consultar as informações sobre os locais das provas pela internet.