Enem supera 2 milhões de inscrições no seu segundo dia
Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Ceará têm a maior quantidade de inscritos.
Por Rodrigo Duarte
, atualizado em
Mais de 2 milhões de estudantes já se inscreveram na edição deste ano de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada em um boletim divulgado pelo INEP e pelo Ministério da Educação na noite da última terça-feira, dia 7 de maio. As Inscrições seguem abertas até o dia 17 deste mês.
Seguindo as informações que constavam no boletim, os estados com mais inscritos são São Paulo (15,72%), Minas Gerais (9,72%), Bahia (8,55%), Rio de Janeiro (7,05%) e Ceará (6,67%). Já os menores índices de inscrições estão em Roraima (0,27%), Acre (0,75%), Amapá (0,84%) e Tocantins (0,84%).
As inscrições devem ser feitas unicamente através do site do Enem 2019. Este ano a plataforma conta com algumas diferenças quando comparada com o sistema do ano passado. Agora, os candidatos contam um sistema mais interativo, com personagens que vão guiando durante o processo de cadastro.
Lembrando que todos os estudantes que não conseguiram obter a isenção no pagamento da taxa deverão realizar o pagamento no valor de R$ 85,00.
O Enem 2019 está marcado para acontecer entre os dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos seguidos, seguindo o formato que acabou sendo testado na edição de 2018. Os candidatos terão que responder a 80 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e uma Redação.
Os gabaritos oficiais devem ser liberados no dia 13 de novembro, e o resultado apenas em janeiro de 2020.