O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve mudar novamente em breve. A previsão é que as provas tenham o seu formato alterado no ano de 2020, mas o modelo deverá ser apresentado ainda neste ano, de acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares. Mas o modelo ainda depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, atualmente em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Enem pode ganhar novo modelo em 2020

As mudanças que serão propostas ainda estão sendo estudadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Existem algumas possibilidades que estão sendo cogitadas, tais como a criação de modelos diferentes de provas para avaliar os itinerários formativos estabelecidos no novo ensino médio.

“O Inep está estudando uma proposta em paralelo, enquanto se discute a BNCC, para apresentar uma proposta para a sociedade brasileira assim que a BNCC tiver sido aprovada. Nós vamos apresentar uma proposta ainda este ano se a base for aprovada, como é o nosso desejo”, disse o ministro hoje (6) no 2º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, organizado pela Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca).

Enem pode ganhar novo modelo em 2020

O Ministério da Educação também acredita que seja muito necessário que o Ensino Médio mude, e que não seja focado somente para que os alunos consigam se sair bem na prova do Enem, e sim ofereça uma formação mais completa.

Também a partir da BNCC, segundo Rossieli, será elaborada uma base nacional para a formação de professores. Essa base poderá também ser apresentada para ser discutida pela sociedade este ano caso a BNCC seja aprovada.