O Inep anunciou esta semana a liberação dos resultados para quem se inscreveu com o pedido de isenção de pagamento de taxa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Além disso, os candidatos que tiveram que enviar justificativa de não comparecimento nas provas da edição passada também já podem conferir a resposta.

Enem libera resultado de isenção e justificativa

Aqueles candidatos que não concordarem com a resposta do Inep para ambas as questões ainda contam com um período no qual eles podem entrar com um recurso. Esse pedido pode ser feito entre os dias 14 e 18 de junho, com as respostas agendadas para saírem no dia 25 do mesmo mês.

Todas as informações estão disponíveis no Portal do Candidato.

A isenção podia ser pedida por estudantes de escolas públicas matriculados em 2021, e os que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Inscritos no CadÚnico do Governo Federal também podem pedir o benefício.

Já a justificativa deveria ser enviada pelos estudantes que foram beneficiados com a isenção do pagamento da taxa na edição passada do Enem e que não compareceram no dia das provas. A justificativa é necessária apenas para quem gostaria de solicitar novamente o benefício da isenção. Dentre as justificativas aceitas para a ausência estão comprovação de assalto, acidente de trânsito, casamento, morte na família, maternidade ou paternidade, privação de liberdade, internação ou repouso médico entre outros.

Calendário Enem 2021

Enem libera resultado de isenção e justificativa

Confira algumas das principais datas do calendário do Enem 2021:

• Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
  • Fim do prazo de pagamento: 19 de julho