A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio Digital apresentou uma abstenção de 68,1%, maior do que a abstenção recorde que tinha sido registrada no primeiro dia das provas convencionais do Enem deste ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo Inep, apenas 29.703 alunos estiveram presentes. Eram esperadas mais de 93 mil pessoas.

Enem Digital tem abstenção de 68,1%

A divulgação de dados preliminar, feita pelo Inep, afirmou que o primeiro dia das provas do Enem Digital contou com a participação de mais de 34 mil alunos. Mas o número acabou sendo corrigido posteriormente, passando para um pouco mais de 29 mil pessoas. Mais uma vez, a Pandemia de Covid-19 acabou sendo apontada como a culpada para o grande numero de faltantes.

No primeiro dia, os alunos responderam 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 sobre Ciências da Natureza, além da redação. Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta. Os estudantes respondiam as questões diretamente em um computador, mas a prova de redação acabou sendo realizada em papel normal.

Enem Digital tem abstenção de 68,1%

A proposta de redação desta prova foi “diminuição das desigualdades regionais” A obra do geógrafo Milton Santos (Por uma outra globalização) foi um dos textos de apoio para os estudantes. De acordo com Gabrielle, o livro serviu de base para nortear o participante para a abordagem da questão econômica e o papel sistema capitalista na manutenção das desigualdades.

Alguns locais registraram problemas técnicos, o que fez com que o começo das provas fosse atrasado. Em outros locais, o exame simplesmente não foi realizado. Neste caos, os alunos terão que participar da reaplicação, que vai acontecer nos dias 23 e 24 de fevereiro. Quem apresentou sintomas de Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas após o dia 30 de janeiro e não compareceu ao primeiro dia do Enem Digital poderá solicitar a reaplicação de 8 a 12 de fevereiro.