Mesmo afirmando que o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 deve acontecer nas mesmas datas que foram divulgadas anteriormente, o Ministério da Educação acabou promovendo uma alteração no cronograma oficial. De acordo com a nota divulgada pela pasta nesta segunda-feira, dia 20 de abril, o Enem Digital deve passar para o mês de novembro, e não mais acontecerá em outubro, como estava previsto.

Enem Digital 2020 terá data alterada

De acordo com as informações que foram divulgadas, o Enem Digital será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro. As provas acabaram sendo alteradas após a Justiça Federal determinar o adiamento do Enem 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Apesar da decisão judicial, somente o exame no formato digital sofreu alterações, permanecendo a aplicação do Enem Tradicional para 1º e 8 de novembro.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, segue defendendo a manutenção da prova para este ano. “É um ano de desafio, em razão da pandemia de coronavírus. No entanto, não é isso que vai fazer que percamos o ano […] Não podemos deixar para depois uma geração inteira de médicos, enfermeiros, engenheiros e professores. Não faz sentido”, ressaltou.

Enem Digital 2020 terá data alterada

Lembrando que este ano será o primeiro teste do Enem Digital, um novo formato no qual os alunos respondem as provas em computadores, ao invés de utilizar os tradicionais cadernos impressos. Devem ser liberadas 100 mil vagas para esta modalidade neste ano, e o período de inscrição é o mesmo do Enem convencional, do dia 11 ao dia 22 de maio.

As provas do Enem Digital terão o mesmo formato do exame impresso:

  •     45 questões de Linguagens e Códigos
  •     Redação
  •     45 questões de Ciências Humanas
  •     45 questões de Ciências da Natureza
  •     45 questões de Matemática

O Enem Digital é voltado somente para quem está no 3º ano do ensino médio ou já terminou os estudos. Treineiros só poderão participar do exame impresso.