A USP deverá anunciar em breve algumas alterações no seu sistema de seleção de novos estudantes. Tudo indica que a instituição, uma de mais prestígio não apenas no Brasil mas na América Latina, deverá começar a aceitar o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo seletivo.

Enem deverá começar a ser aceito para admissão na USP 2

Na última sexta-feira aconteceu uma reunião com o reitor da instituição juntamente com outros 54 diretores de unidades de ensino, institutos e museus para discutir o assunto. Apesar de ainda não ser considerado um assunto oficial, o reitor teria comentado ao final da reunião que a ideia de utilizar o Enem foi colocada em pauta e nenhum dos diretores teria sido contra.

Nos últimos meses a instituição começou a realizar um processo de consulta para buscar algumas alternativas para a seleção dos novos estudantes. Apesar das discussões estarem em pauta, qualquer decisão definitiva não deverá ser tomada antes do segundo semestre do próximo ano.

Fuvest continua

Enem deverá começar a ser aceito para admissão na USP

Apesar do reitor e dos diretores da USP estudarem o Enem como uma das alternativas de seleção dos novos alunos da instituição, a prova da Fuvest deverá ser mantida. De acordo com declarações extraoficiais do reitor, a ideia seria destinar um determinado percentual das vagas para os estudantes que realizaram o Enem, mas a maioria das oportunidades ainda seriam acessadas através do vestibular tradicional.

Benefícios

Apesar dos problemas que o Enem enfrenta durante usa execução, o reitor da USP acredita que este tipo de processo seletivo traz uma série de benefícios como um todo. Um deles é o fato da seleção ser feita entre os melhores alunos do Brasil inteiro, o que pode ser um incentivo para a USP conseguir concentrar estudantes que deixam de fazer a Fuvest apenas por estar longe da instituição.