O Ministério da Educação apresentou nesta semana um cronograma nacional para implementação do Novo Ensino Médio em todo o território nacional. De acordo com as datas que foram colocadas pela pasta, a expectativa é de que até o ano de 2024 a nova configuração desta etapa de ensino chegue a todos os estudantes. Mas as mudanças serão promovidas de forma gradativa.

Enem deve passar por alterações em 2024

O cronograma afirma que a implementação dos referenciais curriculares do Novo Ensino Médio começará no ano de 2022 para os alunos do primeiro ano. No ano de 2023 as alterações devem ser feitas para os alunos do primeiro e segundos anos. E no ano de 2024 para todas as séries do ensino médio, completando a transição.

Ao longo deste ano, o MEC deve realizar a aprovação e a homologação dos referenciais curriculares pelos respectivos Conselhos de Educação. Para a implantação do Novo Ensino Médio já no próximo ano, o MEC vai promover nos próximos meses formações continuadas para os profissionais da educação.

Para 2021 o MEC também prevê a elaboração e consolidação da versão preliminar das matrizes de avaliação das quatro áreas de conhecimento (Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática), além dos itinerários formativos.

Enem deve passar por alterações em 2024

Com isso, o Exame Nacional do Ensino Médio também deve mudar para acompanhar os novos conteúdos oferecidos. A partir do ano de 2024, a prova deve acontecer em duas etapas. O primeiro dia será destinado as provas mais gerais, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já o segundo dia de provas deve ser destinado as provas de acordo com a área vinculada ao curso superior que elas pretendem seguir.

Desta forma, no primeiro dia os candidatos teriam que responder questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já as provas do segundo dia seriam de disciplinas específicas, voltadas às áreas de Biológicas, Exatas e Humanas. Por exemplo, caso o estudante fosse seguir esta última área, os testes teriam questões de Língua Portuguesa, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.