Começou nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o prazo para que os estudantes interessados em fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 solicitem a isenção do pagamento da taxa de inscrição. Também já estão sendo recebidas as justificativas de ausência no exame aplicado no ano passado.

Enem 2024: estudantes já podem solicitar isenção

Os procedimentos devem ser feitos pela Página do Participante do Enem.

A isenção da inscrição na prova será concedida para os candidatos que atendam aos seguintes critérios:

  • Esteja cursando o último ano do ensino médio em 2024 (em qualquer modalidade de ensino) na rede pública;
  • Ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular; e, possuir renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Enem 2024: estudantes já podem solicitar isenção

O governo ainda não confirmou qual será o valor da taxa de inscrição para o Enem deste ano, mas se não houver nenhuma alteração, com base no que foi cobrado no ano passado, a taxa será de R$ 85.

O prazo da solicitação termina no dia 26/04. O resultado preliminar das solicitações de isenção deve sair no dia 13 de maio. A partir deste dia, até 17 do mesmo mês, estudantes que receberam respostas negativas podem entrar com recurso. E o resultado final deve ser publicado no dia 24/05.

Justificativas

No mesmo período, os estudantes que solicitaram isenção para o Enem 2023 e que não compareceram a qualquer um dos dias das provas deverá enviar uma justificativa para ausência. Somente desta forma eles poderão solicitar uma nova isenção para a prova deste ano.

No site os candidatos podem encontrar a lista de documentos aceitos como justificativa.