O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, divulgou nesta semana as datas de inscrição e também das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2021. De acordo com a postagem que foi feita no Twitter do comandante da pasta, as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, confirmando, dessa forma, as provas para este ano, algo que ainda estava em aberto.

Enem 2021: Confirmada datas de inscrições e provas

Além disso, o Ministro também divulgou nesta semana a informação em relação a abertura das inscrições, o que deve acontecer entre os dias 30 de junho e 14 de julho.

A confirmação da realização das provas aconteceu depois de um período de incertezas que estava gerando complicações nas definições de planejamentos de colégios e trazendo preocupações aos estudantes, que não estavam conseguindo visualizar as próximas datas de provas.

Mesmo com a divulgação das datas, vale ressaltar que ainda resta a publicação do documento que será o edital do Enem 2021. Este será considerado como o documento oficial com todas as regras do Exame, e que deve pontuar questões como o valor da taxa de inscrição, que ainda não foi informada pelo Inep.

Enem 2021: Confirmada datas de inscrições e provas

Além disso, o documento também deve confirmar com as datas e as regras do exame. Também será neste documento que deve ser possível conferir se a matiz das provas sofrerá as alterações esperadas em decorrência da Base nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, a forma como as disciplinas serão divididas, seus eixos temáticos e conteúdo.

Mesmo sem a publicação do Edital, algumas etapas do calendário do Enem 2021já estão em andamento, como os pedidos de isenção de taxa e justificativa de ausência, que foram recebidos até o dia 28 de maio. O resultado desta publicação deve ser divulgados no dia 9 de junho, com recursos sendo aceitos entre os dias 14 e 18 seguintes.