O Exame Nacional do Ensino Médio 2020 registrou uma abstenção recorde neste último domingo, dia 17 de janeiro. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi registrado um índice de 51,5% no 1º dia de provas. De acordo com Ribeiro, os principais culpados para este grande número de faltantes foram “o Covid-19 e a mídia”.

enem 2020

Nas palavras do próprio ministro de educação, “a pandemia e o trabalho de mídia contrário ao Enem” foram os responsáveis pelo número recorde de ausentes. “A mídia não teve o mesmo tratamento em relação ao vestibular da Fuvest, por exemplo”.

Os números absolutos indicam que entre os 5.523.023 inscritos nas provas impressas do Enem, 2.842.332 não compareceram neste domingo, o que representa uma abstenção de 51,5%. No ano passado, a abstenção foi de 23,1% no primeiro dia.

Enem 2020 registra abstenção recorde com mais de 50% de faltantes no 1º dia

Além disso, foram registrados problemas em diversas regiões do país. Muitas escolas não tinham espaço para todos os estudantes. O motivo teria sido um decreto que foi publicado no sábado de noite e que exigia que, em alguns locais, fossem colocados apenas 15 alunos em cada uma das salas.

Além disso, não houve aplicação das provas em 56 municípios no Amazonas, totalizando 160.548 inscritos, e em dois municípios de Rondônia (Espigão D’Oeste e Rolim de Moura), no total de 3.832 estudantes. Na quinta-feira, 14, o governo do Amazonas publicou um decreto suspendendo a aplicação do Enem 2020 no estado. A região está passando por grave crise na saúde pública, em decorrência da pandemia.