Saiba que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira o Inep acabou por divulgar em suas redes sociais que o número de inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio o Enem 2017 superam os 970 mil candidatos.

Este é um número até então inferior ao registrado no ano passado, quando mais de 1 milhão de interessados efetivaram a sua inscrição do Exame no segundo dia de inscrições. Talvez o aumento no valor de taxa de inscrição de R$ 68 para R$ 82 pode ser um dos motivos para esta situação.

Existe uma estimativa que parte do Ministério da Educação o MEC onde pelo menos 7 milhões de estudantes se inscreveram até ás 23h59 do dia 19 de maio, onde se encerra o prazo das inscrições. No ano de 2016 foram mais de 9 milhões de inscritos.

Das inscrições para o processo

Com relação as inscrições para o Enem 2017, estas podem ser realizadas através da internet de forma exclusiva. Além disto, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizada até a data de 24 de maio em qualquer tipo de agência bancária, em lotéricas ou mesmo através das agências dos Correios.

Neste processo de requerimento de isenção, o sistema de autodeclaração de renda acaba deixando de ser aceita. O sistema de atendimento especial também irá passar a ser solicitado no ato de inscrições, mediante o encaminhamento de documentação comprobatória.

Das provas do processo

As provas executadas pelo Enem 2017, devem ocorrer nas datas de 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos seguidos e não mais em um único final de semana como aconteceu até a edição do ano passado.

Sobre os resultados, podemos citar que a divulgação do resultado está programada para ocorrer no dia 19 de janeiro de 2018 e a partir deste ano o Enem acaba deixando de ser utilizado para uma Certificação de Conclusão do Ensino Médio.