Aos candidatos que tiverem interesse em participar da edição 2017 do Enem precisam ficar atentos, já que o prazo das inscrições deve chegar ao fim nesta semana, mais especificamente no dia 19/05.

As inscrições para este processo de seleção poderão ser realizadas através da internet exclusivamente, mediante uma taxa de inscrição no valor de R$ 82, onde o pagamento precisa ser realizado até a data de 24/05 em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento.

De acordo com o último balanço das inscrições que foi divulgado através do Instituto Nacional de Estudos o Inep, mais de 3,4 milhões de candidatos já se inscreveram. No ano passado, o número de inscritos no processo de seleção foi maior, chegando a mais de 4,1 milhões de candidatos.

Sobre a isenção de taxa de inscrição

Saiba que desde a abertura das inscrições, diversos participantes de baixa renda relatam dificuldades para conquistas este benefício. As regras de isenção de taxa de inscrição de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação seguem as mesmas, em contrapartida, o Inep acabou mudando a forma de as comprovar. Uma delas é que a autodeclaração de renda não é mais aceita.

De acordo com o edital é possível três categorias de participantes solicitar a isenção.

Das provas do processo

As provas a partir deste ano deverão ser aplicadas em dois domingos seguidos, entre os dias 5 e 12 de novembro. No primeiro deles, os candidatos deverão ter 5 horas e 30 minutos para produzir uma redação e responder 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.

O próximo domingo será reservado as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Maiores informações acesse agora mesmo o portal do Enem através do site.