O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nessa semana algumas informações referentes a procura pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) na sua edição de 2019. De acordo com as informações que foram divulgadas, foram inscritos 2.973.375 candidatos.

Encceja tem aumento de 75% no número de inscritos em 2019

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, este número representa um aumento de 75% na quantidade de pessoas inscritas neste exame quando comparado com a edição do ano passado.

De acordo com Lopes, alguns fatores acabaram se tornando fundamentais para o aumento significativo na quantidade de pessoas inscritas para o Encceja, tais como uma maior divulgação da prova, apoio das secretarias estaduais de educação e também busca por certificação para melhorar as condições de emprego.

“[Atribuímos] À percepção, através do questionário socioeducativo, de pessoas que estão buscando a certificação, principalmente do Ensino Médio, como forma de melhorar sua condição de trabalho: melhorar a remuneração ou procurar outro posto de trabalho a partir da certificação”, afirmou Lopes.

Encceja tem aumento de 75% no número de inscritos em 2019

O presidente também falou sobre recentes descobertas de falhas na segurança durante o processo de criação da prova. Lopes garantiu que a prova vai acontecer dentro do prazo. “Isso foi superado, nós enviamos uma nova prova dentro dos padrões estabelecidos pelo Inep, então agora temos tranquilidade para continuar a questão do Enccceja dentro dos prazos estipulados”, diz Lopes.

O Encceja é voltado a jovens e adultos que não terminaram os estudos na idade esperada e desejam obter um certificado. A participação é gratuita. Para obter o certificado de ensino fundamental, é preciso ter mais de 15 anos de idade. Já para o certificado de Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos.

A prova será aplicada no dia 25 de agosto em 611 municípios do país, pela manhã e pela tarde.