O Ministério da Educação divulgou alguns números referentes a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). De acordo com as informações que foram liberadas, a prova registrou um total de 53,4% de ausentes. Ao todo, 1.695.607 pessoas estavam inscritas, mas somente 906.123 compareceram para fazer as provas no domingo (5).

Encceja registra 53,4% de ausência

Esse é um exame que acaba tendo um alto índice de abstenções historicamente. Por exemplo, no ano de 2017, a quantidade de pessoas que faltaram acabou gerando um índice de 56,88%. Já no ano de 2014, o índice foi de 47,56%.

O exame é utilizado pelos estudantes que desejam obter um certificado de ensino fundamental ou ensino médio e que não cursaram regularmente as séries em questões. É o caso daquelas pessoas que optam por completar seus estudos através da Educação de Jovens e Adultos, por exemplo.

Encceja registra 53,4% de ausência

Neste ano, os alunos tiveram que criar uma redação, na prova de nível fundamental, sobre “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”. Já os estudantes do nível médio tiveram que criar uma redação com o tema “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.

Participaram da prova jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.