Recentemente o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos o Encceja 2017, deverá contar com questões de edições passadas por conta de altos custos para a elaboração de novos bancos de itens. Saiba que para este ano, a verba é equivalente a R$ 91.911.110,57 para que seja possível realizar todas as modalidades.

Encceja 2017 vai utilizar questões de exames anteriores

Devido a grande demanda e valores que são gastos para realizar as provas, o Inep deverá começar a optar por mesclar questões inéditas com perguntas que foram aplicadas nas edições passadas. Desta forma, as provas não serão disponibilizadas para estudantes como ocorre com o Enem. A partir disto, os participantes não têm ideia do que poderão encontrar no Encceja 2017 e nem mesmo poderão estudar com base em anos anteriores.

Além disto, para o Inep, a ausência de provas para que os estudantes conheçam o seu formato, e ainda possam estudar para o Encceja 2017 não deverá comprometer o desempenho dos participantes, pois foi liberado recentemente um material gratuito e online para os estudos.

O retorno do Encceja

Encceja 2017 vai utilizar questões de exames anteriores

As certificações de ensino médio pelo Encceja foi devidamente interrompida entre os anos de 2009 e 2016, já que a obtenção de certificação passa a ser feita através das notas do Enem depois de sua reformulação por diversas áreas, bem como a divisão em dois dias e a ampliação do número de questões e de textos que foram utilizados.

Foi constatado pelo Inep que o exame serviria muito mais para ingressar no ensino superior do que para a avaliação do ensino médio, no caso do Enem, a partir disto, foi optado retornar para a certificação do Encceja.

O Encceja 2017 deverá ser realizado a partir da data de 19 de novembro, após o adiamento que for realizado pelo Inep por conta do atraso na licitação do exame. Com isto as provas serão realizadas em dois turnos, sempre baseados no horário de Brasília.