Recentemente, em um contato realizado com a instituição, a Assessoria de comunicação social do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, acabou informando que a publicação do edital do Enem não deverá ser antecipada para este mês conforme o que foi previsto anteriormente.

Tudo isto porque o prazo para participar da consulta popular sobre as mudanças no Exame acabou sendo prorrogado até a última sexta feira dia 17/02, o que acabou resultando ainda na prorrogação do prazo para análise de respostas e de sugestões.

Sobre os resultados

Foi divulgado também que os resultados da consulta pública deverão ser apresentados na coletiva de imprensa que será realizada possivelmente em março, e que o edital da próxima edição do Enem poderá ser devidamente divulgado na situação ou no dia seguinte no Diário Oficial da União.

Este é um documento que apresenta de forma completa todas as diretrizes, bem como os procedimentos e os prazos de exame, inclusive com relação as datas de inscrições e das provas. No ano de 2016 o edital do Enem acabou sendo devidamente publicado no dia 15 de abril, mas que em 2015 acabou saindo apenas no dia 18 de maio.

Existe uma expectativa de que o edital da próxima edição comece a apresentar uma série de mudanças sobre o formato da aplicação destas provas, estas devidamente definidas a partir da consulta pública. Por outro lado, algumas alterações deverão acontecer apenas a partir de 2018.

Para maiores informações quanto ao processo de seleção, e novidades relacionadas ao Enem os candidatos poderão visualizar informações pelo endereço enem.inep.gov.br ou também pelo site da instituição de interesse do aluno para maiores detalhes quanto até mesmo a documentação necessária para o candidato ingressar na mesma.