Duas pessoas acabaram tendo um domingo bem diferente do que imaginavam durante a primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). De acordo com as informações que foram registradas e divulgadas pelos organizadores da prova, duas pessoas foram presas por utilizarem ponto eletrônico.

Duas pessoas são presas por utilizar ponto eletrônico durante o Enem 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não revelou a identidade das pessoas que foram presas. Segundo Dennis Cali, coordenador de Inteligência da Polícia Federal, os dois foram presos em flagrante durante as fiscalizações e encaminhados à polícia.

Ambos os candidatos acabaram tendo o seu exame cancelado. Além disso, eles também vão responder por crime do artigo 311ª do Código Penal. “Que é se utilizar de um equipamento para obter vantagem na admissão em curso superior”, explicou Cali, que disse que será aberta uma investigação para apurar a participação de outros possíveis envolvidos.

Duas pessoas são presas por utilizar ponto eletrônico durante o Enem 2018

O INEP afirma também que outros 69 estudantes, em todo o Brasil, acabaram sendo eliminados durante a prova. Não foi registrado outro caso de tentativa de fraude como a utilizada pelos usuários do ponto eletrônico, mas na maioria dos casos os alunos que perderam o direito de fazer a prova descumpriram regras como a de sair da sala antes do horário permitido, utilizaram algum tipo de material impresso dentro da sala ou por não atenderem as orientações dos ficais.

Apesar dos casos, o responsável da PF afirmou que este é um número de ocorrências que pode ser considerado extremamente baixo para o tamanho da prova do Enem.