Foram divulgados nesta semana os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 na sua versão digital. Essa versão contou com uma prova completamente diferente da impressa e foi um teste para a implementação gradual do sistema, no qual os alunos respondem as questões em computadores instalados em locais específicos.

Divulgados os gabaritos do Enem Digital 2020

Vale ressaltar que, de acordo com as regras do ENEM, os estudantes não podem apresentar recursos contra os gabaritos. A decisão de anular determinadas questões parte do próprio Inep, e foi o que aconteceu na última segunda-feira, dia 08. De acordo com o Instituto a questão  (140 do Caderno Amarelo; 148 do Caderno Cinza; 157 do Caderno Azul; 165 do Caderno Rosa) foi aplicada na edição de 2009 do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e reaplicação.

Assim como acontece com o Enem convencional, os participantes do Enem digital acabam não tendo como saber sua nota apenas com base no número de acertos. Isso acontece em virtude da metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), adotada na realização do exame, e que permite com que se faça uma avaliação baseada no desempenho global.

Divulgados os gabaritos do Enem Digital 2020

O resultado do Enem 2020 está previsto para ser liberado no dia 29 de março para a versão impressa e digital. No caso dos estudantes treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, e fizeram as provas impressas, a consulta será disponibilizada em 29 de maio.