Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem conferir os espelhos com a correção completa das redações. Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também liberou nesta segunda-feira, dia 19, as notas dos alunos que participaram da prova como treineiros.

Divulgados espelhos da redação e notas dos treineiros do Enem 2017

Tanto o espelho da redação quanto as notas dos treineiros podem ser acessadas no site do Enem. Os candidatos deverão informar login e senha para ter acesso a essas informações.

Foram considerados treineiros os estudantes que fizeram a prova mas que ainda não iriam concluir o ensino médio até o final do ano de 2017. Neste caso, o objetivo é apenas testar o conhecimento dos estudantes, sendo essa uma participação optativa. Conforme números do Inep, dos mais de 6,7 milhões de inscritos no Enem 2017, 523.417  foram treineiros.

Vale lembrar que as notas dos estudantes que não eram treineiros foram publicadas no dia 18 de janeiro. Foi com essa nota que eles conseguiram se inscrever em programas do governo, como SiSU, ProUni e Fies.

Divulgados espelhos da redação e notas dos treineiros do Enem 2017

O tema da redação da prova que aconteceu em 2017 foi: “Desafio para Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Alguns estudantes consideraram o assunto complexo por tratar de um problema que atinge uma parcela específica da população. Do total de pessoas que fizeram a redação, apenas 53 tiraram nota mil no texto. No Enem 2016, foram 77 e, no Enem 2015, 104 tiveram desempenho máximo no texto.

O espelho poderá ser conferido em um arquivo digitalizado, e o INEP lembra que não é mais possível entrar com qualquer tipo de recurso em relação a nota obtida na redação do Enem.