O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, as notas de todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (Enem). Cada candidato que participou da prova deve fazer a sua consulta de forma individual através do site.

Divulgado resultado do Enem 2017

No momento que os candidatos acessam o site é preciso se identificar, informando o número do CPF e a senha que foi criada no momento da inscrição para a prova. Posteriormente, ao acessar o sistema os candidatos já podem conferir a sua pontuação nas questões objetivas, bem como a nota da redação. Os gabaritos das provas já haviam sido divulgados anteriormente e podem ser consultados no mesmo site.

De acordo com as informações confirmadas pelo Ministério da Educação, os candidatos podem utilizar a sua nota no Enem para se candidatar a um total de 239.601 vagas em 130 instituições superiores estaduais e federais participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, a nota do Enem também pode ser utilizada de outras formas pelos estudantes. Muitas instituições federais levam em consideração a nota do Enem para que os alunos complementem a nota obtida no processo seletivo próprio. Neste caso, os candidatos devem ter escolhido esta modalidade no momento da inscrição.

Divulgado resultado do Enem 2017

Existem muitas instituições que também oferecem vagas a partir das notas obtidas no Enem. Neste caso, as inscrições também devem ser feitas diretamente nas universidades ou nas faculdades desejadas. Além disso, os estudantes também podem utilizar a sua nota para tentar uma das bolsas oferecidas em instituições particulares através do programa Universidade para Todos (ProUni). O acesso as ofertas de financiamento através do programa Fies também deve ser feita com a nota do Enem.