Estão liberadas as notas dos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, prova realizada pelo ituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com esta prova, os estudantes conseguem validar o seu certificado, tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental.

Divulgado resultado do Encceja 2018 para o Ensino Médio

Primeiramente, foram liberadas apenas as notas destinadas aos que participaram da prova para o Ensino Médio. O resultado pode ser encontrado no site do Encceja.

Para conseguir a aprovação na prova e obter o certificado de ensino médio, os estudantes devem ter conseguido alcançar uma nota de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento. Lembrando que a nota máxima de cada área é de 200 pontos, portanto os alunos precisam de metade de aproveitamento em cada área.

Caso o estudante tenha conseguido obter a nota mínima solicitada para validação do certificado, caberá aos alunos procurarem as Secretarias de Educação para a solicitação do certificado de conclusão do ensino médio.

Divulgado resultado do Encceja 2018 para o Ensino Médio

Já aqueles alunos que conseguiram alcançar a nota mínima somente algumas das áreas de conhecimento poderão procurar as Secretarias para solicitar a chamada declaração de proficiência. Dessa forma, no momento em que os estudantes estiverem fazendo o Encceja novamente, poderá fazer somente as provas nas quais não conseguirem a nota mínima para aprovação.

As provas do Encceja Ensino Médio foram aplicadas em 5 de agosto. Os participantes contaram com questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e uma Redação.

As notas dos estudantes que estão tentando obter o certificado do ensino fundamental devem ser liberadas no dia 10 de dezembro.