Foi divulgado nesta semana a lista com os aprovados no processo seletivo Vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) referente ao primeiro semestre de 2021. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição de ensino, as matrículas vão acontecer somente de forma online, entre os dias 26 e 29 de abril.

Divulgado o resultado do Vestibular 2021/1 do IFRS via Enem

A listra dos aprovados pode ser conferida no site do IFRS.

Neste processo seletivo, os candidatos foram selecionados apenas a partir das notas obtidas pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A instituição aceitou qualquer nota obtida pelos candidatos entre as edições de 2010 até 2020. Apenas para os cursos técnicos a modalidade foi diferente. Neste caso, os estudantes passaram por um sorteio.

Foram divulgados os candidatos aprovados em primeira chamada e as listas de “classificação geral”, com todos os inscritos conforme a ordem em que foram sorteados (cursos técnicos) ou que foram classificados pela nota do Enem (cursos superiores e metade das vagas dos cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio).

Divulgado o resultado do Vestibular 2021/1 do IFRS via Enem

As matrículas acontecerão através da plataforma do IFRS. Os candidatos deverão enviar todos os documentos que são solicitados no edital, com base na vaga para a qual o candidato foi selecionado. Os candidatos aprovados para vagas destinadas a pretos e pardos deverão passar por uma verificação étnico-racial.

Uma nova chamada está prevista para ser divulgada no dia 14 de maio, e uma terceira lista deve ser publicada no dia 28 do mesmo mês.

Foram oferecidas 959 vagas em cursos superiores, sendo 80% para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas). Para os cursos técnicos foram cerca de 1.000 vagas. As vagas foram divididas entre os campi Porto Alegre, Bento Gonçalves, Farroupilha, Viamão, Veranópolis, Vacaria, Sertão, Rolante, Rio Grande, Restinga, Osório, Ibirubá, Feliz, Erechim, Caxias do Sul e Canoas.