Os estudantes que participaram do processo seletivo vestibular do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) já podem conferir os aprovados em 1ª chamada para as vagas abertas neste 1º semestre de 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os interessados em estudar no Instituto devem realizar sua matrícula entre os dias 20 e 24 de janeiro.

Divulgado o listão com os aprovados no Vestibular 2020/1 do IFRS

Os aprovados podem ser encontrados no site do IFRS.

No site acima os candidatos também encontram todas as informações relacionadas ao procedimento de matrícula. Os alunos devem se dirigir diretamente ao campus para o qual foi aprovado, levando toda a lista de documentos exigida. Aqueles candidatos que não encontraram o seu nome nesta 1ª lista podem aguardar pelas próximas chamadas, previstas para os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro.

Neste processo seletivo, o IFRS ofereceu 2.099 vagas, sendo que metade de todas as oportunidades foram destinadas ao acesso através deste processo seletivo, enquanto que a outra metade foi destinada ao acesso através do Enem. Além disso, 50% das oportunidades em ambas as modalidades foram para os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas.

As vagas são para os campi Porto Alegre, Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Vernanópolis e Viamão.

Como foi o vestibular

Divulgado o listão com os aprovados no Vestibular 2020/1 do IFRS

Os candidatos se apresentaram para fazer a prova do IFRS no dia 8 de dezembro. Os estudantes tiveram que responder a 45 questões objetivas sobre Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Além disso, também tiveram que fazer uma redação.

No momento da inscrição os candidatos podiam optar por utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, com a instituição aceitando as provas a partir da edição de 2014. Neste caso, foram selecionados aqueles candidatos que tiveram o melhor desempenho.