Foi divulgado nesta semana o gabarito da 1ª etapa do exame Revalida aplicado nesta 2º semestre do ano de 2023. De acordo as informações que foram divulgadas pelo Inep, que é o responsável pela aplicação das provas, este ainda é considerado como um gabarito preliminar, com os participantes ainda podendo entrar com recursos.

Os gabaritos podem ser conferidos nos links abaixo:

Prova objetiva

Prova

Prova Ampliada

    Gabarito (preliminar)

Prova discursiva

Prova

Prova Ampliada

Padrão de Resposta (preliminar)

Os participantes interessados em entrar com algum recurso contra as respostas divulgadas neste gabarito poderão fazer isso até o dia 14 de agosto. O resultado final está previsto para ser liberado no dia 8 de setembro.

Divulgado gabarito da 1ª etapa do Revalida 2023/2

As provas foram aplicadas no dia 6 de agosto em 9 cidades, são elas: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os candidatos tiveram que responder a questões dos seguintes conteúdos:

  •     Clínica Médica
  •     Cirurgia
  •     Ginecologia e Obstetricia
  •     Pediatria
  •     Medicina da Família e Comunidade

Nesta primeira etapa, os candidatos tiveram que responder 100 questões objetivas e 5 questões discursivas.

Para que serve o Revalida?

O exame nacional serve para revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeira. O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática). As provas verificam a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências exigidas para o exercício profissional adequado e conforme as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

As provas do Revalida, aplicadas pelo Inep, abordam de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O Revalida usa como referências os atendimentos prestados na atenção primária de saúde, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.