O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, o edital do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que vai acontecer ainda no 1º semestre de 2021. O documento foi publicado na integra no Diário Oficial da União e traz todas as regras do programa de seleção e também as principais datas.

Divulgado edital do SiSU 2021/1

Confira o edital do SiSU 2021/1

Segundo o documento, as inscrições para o programa vão acontecer entre os dias 6 e 9 de abril deste ano, seguindo praticamente os mesmos moldes das edições passadas, com os estudantes podendo se inscrever em qualquer momento ao longo dos três dias e também mudar suas opções de cursos.

O resultado está previsto para ser liberado no dia 13 de abril, e a manifestação de interesse pela lista de espera deve acontecer entre os dias 13 e 19 de abril. Assim como as outras edições do programa, o SiSU será exclusivo para aqueles que participaram da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, a edição de 2020.

Instituições que abandonaram o SiSU

Divulgado edital do SiSU 2021/1

Em virtude do adiamento das provas do Enem, e consequentemente da realização do Sisu mais tarde, como consequência da pandemia da Covid-19, algumas instituições públicas que normalmente oferecem suas vagas através do Sistema Unificado decidiram abandonar o programa e oferecer seleções específicas.

Alguns exemplos de instituições que anunciaram a saída do SiSU foram:

– Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – retornou com o vestibular após 10 anos

– Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – realiza vestibular com mais de 2 mil vagas

– Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – realiza vestibular próprio com notas do Enem

– Instituto Federal de Goiás (IFG) – realiza vestibular com 1.200 vagas pelo Enem

– Instituto Federal do Ceará (IFCE) – realiza vestibular com 1.200 vagas pelo Enem

– Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – realiza vestibular próprio com notas do Enem