Foram divulgadas nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, as principais datas referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio na sua edição de 2019. As informações foram fornecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Divulgadas as datas do Enem 2019

Datas do Enem 2019

Para este ano foi confirmado que o exame segue sendo realizado em dois domingos diferentes, o que começou a ser feito a partir da edição de 2018. As datas das provas neste ano são 3 e 10 de novembro.

Inscrições para o Enem 2019

Divulgadas as datas do Enem 2019

Tradicionalmente as inscrições acontecem bem antes, e neste ano não vai ser diferente. Os alunos deverão se inscrever entre os dias 6 e 17 de maio, somente pela internet, seguindo o mesmo sistema dos anos anteriores. Podem se inscrever estudantes que concluíram ou que ainda estão cursando o ensino médio.

Como pedir isenção para o Enem 2019

O pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição, que foi separado, segue sendo feito antes. Os candidatos que desejam aproveitar este benefício deverão se inscrever ainda antes, entre os dias 1 e 10 de abril. Este mesmo período também estará aberto para que os candidatos que solicitaram o benefício no ano passado e que não compareceram nas provas possam apresentar suas justificativas.

Podem pedir isenção estudantes que estejam no terceiro ano do ensino médio ou em escolas públicas; estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; Inscritos no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e Participantes do Encceja.