Foram divulgadas nesta semana as informações completas referentes ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) edição de 2020, mas que vai acontecer apenas no ano de 2021, em função da pandemia do coronavírus. De acordo com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições serão abertas em janeiro, com provas previstas para abril.

Divulgadas as datas do Encceja 2020

As inscrições para os interessados em participar deste exame de certificação serão feitas entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. Os candidatos poderão se inscrever de forma gratuita, somente pela internet.

Os estudantes que fizeram a inscrição no exame do ano passado e faltaram às provas deverão justificar a ausência, entre os dias 14 e 20 de dezembro, para poder participar do Encceja 2020. Os faltantes que não justificarem ou tiverem a justificativa negada terão que pagar uma taxa de R$ 40.

Poderão se inscrever no Encceja aqueles jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para ensino fundamental, é necessário que os candidatos tenham, pelo menos, 15 anos completos na data de realização do exame. Já para o ensino médio, os candidatos precisam ter, no mínimo, 18 anos completos na mesma data.

Divulgadas as datas do Encceja 2020

As provas estão agendadas para acontecer no dia 25 de abril de 2021. Os participantes poderão fazer as provas em todos os estados e no Distrito Federal. As provas serão aplicadas da seguinte forma:

Ensino Fundamental:

  •                Matutino – Ciências Naturais e Matemática – 30 questões;
  •                Vespertino – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia – 30 questões;

Ensino Médio:

  •                Matutino – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias – 30 questões;
  •                Vespertino – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias – 30 questões.