O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta semana a cartilha contendo as orientações para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Este material é divulgado todos os anos e visa deixar clara as regras que serão utilizadas no momento da correção das redações dos estudantes.

Divulgada cartilha com orientações para a redação do Enem 2018

Baixe aqui a Cartilha de Redação do Enem 2018

No material é possível conferir todas as informações e os detalhes referentes ao que será cobrado na prova de redação dos candidatos durante o Enem. Para o ano de 2018, o formato da redação segue sendo o mesmo, um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema cultural, social científico ou político em relação ao Brasil.

Ao longo da redação, os candidatos terão que apresentar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado e defende-la com argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão. A redação do Enem seguirá passando por dois corretores, que avaliam cinco competências:

Divulgada cartilha com orientações para a redação do Enem 2018

– Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;

– Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

– Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

– Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

– Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos;

Cada uma das competências recebe uma nota que vai de 0 a 200, e a soma das notas acaba sendo a nota final da redação do candidato.

Uma das principais mudanças para a redação do Enem deste ano é a retirada do item que zerava as redações do Enem que desrespeitassem os direitos humanos foi retirado da cartilha. No ano passado, a Justiça Federal determinou a retirada do item, atendendo uma ação da Associação Escola Sem Partido.