Os estudantes inscritos para o processo seletivo Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) neste 2º semestre de 2024 já podem conferir a concorrência completa. Essa sempre é uma informação importante que indica a quantidade de estudantes concorrendo para cada uma das vagas oferecidas nos cursos escolhidos.

Divulgada a concorrência do Vestibulinho 2024/2 da Etec de São Paulo

De acordo com as informações que haviam sido divulgadas no edital completo deste processo eletivo, ao todo serão oferecidas 41.790 vagas em cursos técnicos presencial, semipresencial e on-line. Além das oportunidades para começo imediato, os candidatos ainda poderão entrar para o cadastro reserva. Existem ainda vagas para cursos de especialização técnica.

Em relação a concorrência, os cinco cursos mais concorridos deste processo seletivo são os seguintes:

• Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (Etec de Guarulhos): 33,80 candidatos por vaga (c/v)
  • Técnico em Administração (Etec de Guarulhos):   24,88 c/v
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (Etec Zona Leste):  24 c/v
  • Técnico em Informática Para Internet (Etec Antônio Furlan):  21,80 c/v
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (Etec Bento Quirino): 17,77 c/v

Já para as vagas destinadas aos cursos online, o mais concorrido é o de Desenvolvimento de Sistemas, seguido por Transações Imobiliárias e Guia de Turismo.

As provas estão marcadas para acontecer no próximo dia 9 de junho. Os candidatos acabam recebendo formatos de provas diferentes, de acordo com o seu curso escolhido:

Divulgada a concorrência do Vestibulinho 2024/2 da Etec de São Paulo

• Os inscritos no 1º módulo dos cursos de ensino técnico, por exemplo, fazem prova com 50 questões objetivas.
  • Os participantes do ingresso ao 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e de especializações técnicas fazem uma avaliação composta por 30 questões objetivas.

Além disso, os candidatos contam ainda com um Sistema de Pontuação Acrescida, na qual candidatos autodeclarados afrodescendentes e/ou que cursaram integralmente da 5ª série a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas poderão ter acréscimo na nota da prova.